Qual a próxima onda?

Já que é sexta-feira quero convidar a todos para fazer um exercício de futorologia e opinarem… o que vem em seguida? Qual a próxima onda?

Estamos entrando em uma onda chamada Cloud Computing, mas eu acho que ela não é o fim, é um meio.

Para mim, a internet nunca foi um fim, e sim um meio de comunicação. Sempre vi como ela foi criada uma rede global, portanto sempre pensei que seria o meu suporte para conexão de sistemas, troca de informações, integração e não como o sistema em si, as chamadas web aplicações. Que ao meu ver são muito específicas, nem tudo dá para ser web.

Hoje o Giovanni Bassi twitou com o link de um vídeo em que a MS mostra a visão de futuro dela. É uma série de vídeos muito legais, tem um mais específico na área médica, outro da área de manufatura, eles estão aqui.

Logo mais teremos o Win7 chegando com suporte a telas por toque, a próxima versão do .Net framework vai trazer facilidades nesse aspecto, temos Silverlight rodando fora do navegador, MS Surface, …

Dito isto, acho que a próxima revolução não será o Cloud Computing, que vai “apenas” (não é pouca coisa concordo) abstrair o computador pessoal em vários dispositivos e integrar muita coisa, mas acho que a próxima onde será a das interfaces! Integrá-las mais harmoniosamente ao nosso dia-a-dia, ter mais usabilidade, mais poder e mais facilidades.

O que você acha?

Compartilhar